Quais habilidades o profissional de relações governamentais deve aprimorar para melhorar a sua performance?
Katz[1],
classifica as habilidades necessárias a um profissional de gestão em três
grupos principais: habilidade técnica, humana e conceitual.
Essa tipologia nos será útil para
entender quais desses grupos de habilidades são mais importantes para
profissionais que, como você, exercem a atividade de relações governamentais.
Vamos iniciar pelas habilidades técnicas, o grupo menos complexo,
segundo Katz. Apesar de essenciais, as habilidades técnicas são menos
complexas, pois podem ser desenvolvidas mais facilmente, bastando ao
profissional adquirir conhecimentos, métodos e aprender a utilizar os equipamentos
necessários para a realização de suas tarefas. Obter ou aprimorar conhecimentos sobre
políticas públicas setoriais, processo decisório, processo legislativo,
negociação e argumentação são um grande diferencial para esse profissional. Porém,
caso haja alguma lacuna a ser preenchida, um bom workshop, curso
de extensão ou pós-graduação lato sensu
pode auxiliar o profissional a desenvolver plenamente esse grupo de habilidades.
Agora, vamos entender mais sobre o grupo mais complexo de
habilidades. É importante frisar que, se você almeja atuar em nível gerencial,
esse grupo de habilidades deve ser obrigatoriamente desenvolvido. Estamos nos
referindo aqui à habilidade de formular estratégias voltadas aos objetivos da
organização para gerar resultados eficazes e também à capacidade de construir
uma visão sistêmica tanto sobre o setor de atuação da organização representada, quanto sobre o
funcionamento do processo decisório estatal.
Como se vê, ao
desenvolver esse grupo de habilidades, o profissional estará aprimorando sua capacidade
prospectiva, analítica e estratégica. Para desenvolver essa habilidade o
profissional precisa aprender a pensar de forma criativa e inovadora e, ao
mesmo tempo compreender ideias abstratas e processos complicados. Apesar desse
grupo de habilidades poder ser desenvolvido através da educação formal, algumas
características pessoais do profissional podem ser um trunfo.
Levando em consideração
que o produto que um profissional de relações governamentais entrega é sua
capacidade de influenciar o tomador de decisão a partir do estabelecimento de
um relacionamento sólido e duradouro, em que informações qualificadas serão
trocadas, pense comigo: basta ser dotado de conhecimento técnico e de
capacidade prospectiva, analítica e estratégica para ser um talentoso arquiteto
de relacionamentos?
Na próxima coluna, vamos
conhecer melhor a habilidade mais importante a ser desenvolvida por aqueles
profissionais que desejam obter êxito em suas carreiras.
Até breve!
Andréa Gozetto
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e-mail: andrea@oficinarelgov.com.br
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acadêmico: https://scholar.google.com.br/citations?user=Nd9VzvQAAAAJ&hl=pt-BR
[1] KATZ, R. L. “Skills of an effective
administrador.“ Harvard Business Review, jan.fev. 1955, pp. 33-42;
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